terça-feira, 27 de março de 2012

História do Buquê de flores nos casamentos

A tradição do buquê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade. Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera.
Na Idade Média era comum a noiva fazer o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores ou ervas e temperos para trazer felicidade e boa sorte. Ao fim do trajeto ela tinha já formado um buquê e cada um destes presentes tinha um significado referente, assim os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticados, devido à chegada de flores exóticas.
Na época Vitoriana, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos por causa do significado das flores.
Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce" ao longo do casamento.
Antigamente havia o hábito de guardar o buquê sob uma redoma de vidro, exposto sobre algum móvel na sala ou na cômoda do quarto.


Nos dias de hoje, o buquê é essencial para que o traje da noiva esteja completo. Ele pode ser feito de flores naturais ou artificiais.
Nos casamentos realizados na parte manhã ou a tarde, é aconselhável que o buquê seja de pequeno ou médio porte e com flores do campo ou flores coloridas, já para as cerimônias a noite recomenda-se buquê maior com flores mais nobres e chamativas.
Os formatos dos buquês podem ser: pequeno e redondo, cheio e redondo, tipo cascata ou tipo braçada.
Lembre-se que os buquês em flores naturais devem ser conservados em água ou no refrigerador, dependendo da flora, até a hora do casamento.
O importante é você escolher um buquê de acordo com seu vestido e personalidade e caso você não queira se desfazer do buquê então faça outro para ser tradicionalmente jogado às convidadas. Essa tradição já era praticada na antiguidade e por isso confeccionava-se dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote era guardado. O segundo, era lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, teria a sorte de ser a próxima a casar.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Significado das flores

DÁLIA: Crescimento ROSAS: amor em suas várias formas
FLORES DO CAMPO: Juventude LÍRIO: Pureza CAMÉLIA: Beleza perfeita
MARGARIDA: inocência, virgindade CACTUS: Perseverança COPO DE LEITE: Reconciliação
TULIPA: Declaração de amor
Fonte: SOS noivas, Superinteressante, períodicos entre outras fontes na internet

quarta-feira, 7 de março de 2012

Frases de casamento

"Faz-se luz da sombra intensa e o seu amor preenche a minha vida, basta um toque seu e tudo à minha volta irradia felicidade. Amar você me faz assim, não encontro explicação. Só sei que o que falta em mim, você completa.”

Casamento Árabe-Islâmico

A cultura árabe e uma das mais ricas e originais do mundo. As festas e tradições são admiradas pelo mundo todo mas nenhuma é tão linda e diferente quanto o Casamento.
Os casamentos árabes costumam durar três dias, cada um com uma prática distinta. Confira tudo o que acontece nos três dias de festa:

Primeiro dia - Este primeiro dia de cerimônia é oficial e quando acontece a troca de alianças. Em alguns casos é assumido o “contrato de casamento” que também pode ser feito dois dias
antes. Segundo dia -Este dia é dedicado a noiva. Nele são feitas as famosas tatuagens de henna e a produção da mulher. As tatuagens só podem ser feitas por solteiras.Terceiro dia - No último dia é realizada a festa de casamento. Na data geralmente são convidadas muitas pessoas e a comida é abundante. Como não é permitido o consumo de bebida alcoólica é comum que existam muitos doces que de certa forma substitui.No dia também existem muitas dançarinas que animam os convidados com músicas típicas. Os noivos costumam apreciar a festa em dois tronos, um ao lado do outro enquanto todos curtem a comemoração.


Casamento Clarice e Alex

No dia 17 de fevereiro as 20hs, aconteceu a Cerimônia religiosa na Matriz de Sant'ana em Itauna de Clarice e Alex, Familiares e amigos estiveram presente nessa união do casal.
Grupo Montreal esteve presente e parabeniza o casal pela união.